segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

42 - Inauguração da Escola Agrícola da Escada em 29 de abril de 1911


No dia 29 de abril de 1911, foi inaugurada a Escola Agrícola Elementar Barão de Suassuna mantida pelo Sindicato Agrícola Regional dos municípios de Gameleira, Amaraji, Bonito e Escada.
Em carros especiais, ligados ao trem da Great Western que parte da estação de Cinco Pontas, às seis e cinquenta da manhã, seguiram para aquela cidade as seguintes autoridades: Dr. Herculano Bandeira, governador do estado, acompanhado de seu ajudante de ordens, coronel Peregrino de Farias; coronel Antônio de Albuquerque Xavier, inspetor interino da região militar; tenente Antônio Rodrigues, representante do chefe de polícia; Dr. Fonseca de Oliveira, representante do prefeito da capital; coronel Joaquim Cavalcanti, administrador da casa de detenção; Dr. Paulo de Amorim Salgado, presidente da Sociedade de Agricultura; Dr. Samuel Hardmann, inspetor agrícola; Dr, Joaquim Amazonas e senhora; Dr. Alfredo Bandeira de Melo; W. A. Pichdoad, subchefe do tráfego da Great Western; Dr. Inácio de Barros Barreto, comendador José Pereira de Araújo; Dr. Luiz Queiroz, coronel Manoel Porto, Francisco Cintra, Júlio de Araújo, Dr. Antônio Guimarães, juiz de direito da Escada e representantes do “Diário de Pernambuco” e da “Província”.
Acompanhou-os a banda de música da escola correcional, que durante o trajeto executou bonitas peças.
Ao chegar o trem a Escada, tomaram lugar nos aludidos carros o Dr. Sérgio Higino, Dr. José Cândido Dias, o coronel João Felipe, Dr. Epaminondas de Barros Correia, Dr. Antônio Machado, coronel Antônio Dias, coronel Pedro dos Santos Dias, coronel Brás Cavalcanti, Dr. Abílio do Cunha Machado, engenheiro químico Dessali, coronel Francisco Queiroz Cavalcanti Pessoa, Dr. Chameil, diretor da escola e outras pessoas, seguindo todos com os demais convidados para a estação de Limoeiro, onde foram recebidos por uma comissão do sindicato ao som da banda musical da usina Mameluco.
Eram 9:05h quando os convivas, acomodados em quatros wagons, partiram para a casa de vivenda do barão de Suassuna, ali chegando quinze minutos depois.
Fidalgamente acolhidos e levados para a sala de visitas, a comissão de recepção fez servir aos mesmos licores e café, havendo ligeiro discurso.
Às onze horas, numa sala lateral da casa, foi oferecido aos visitantes lauto almoço.
A mesa que se achava bem ornamentada, tinha a seguinte forma:
Eis a lista das pessoas presentes:
Dr. Herculano Bandeira
Baronesa de Suassuna
Coronel Albuquerque Xavier
Mlle. Arcanjo Lima
Dr. Samuel Hardmann
Dr. Fábio da Silveira
Dr. Cisneiros de Albuquerque (Província)
Dr. Sérgio Higino
Dr. José Cândido
Dr. Joaquim Amazonas
Coronel José Carneiro
Padre João Batista
Dr. Antônio Guimarães
Mme. Alfredo Correia
Coronel Peregrino de Farias
Acadêmico João Domingues (Diário de Pernambuco)
Barão de Suassuna
Dr. Fonseca Oliveira
Tenente Antônio Rodrigues
Mme. Joaquim Amazonas
Dr. Paulo de Amorim Salgado
Coronel Antônio Dias
Dr. Antônio Epaminondas
Major Joaquim Cavalcanti
Dr. João Lacerda
Dr. Alfredo Correia
Coronel Pessoa Araújo
Dr. Inácio de Barros
Dr. Alfredo Bandeira
Coronel João Felipe
Entre várias demonstrações de alegria correu o almoço, sendo servido o seguinte menu:
Peixe Assado à Escola Agrícola;
Galinha com Ervilhas à Sindicato de Escada;
Carneiro à Suassuna;
Aspargos à Herculano Bandeira;
Rostbeef à Auxiliadora da Agricultura;
Peru à União dos Sindicatos;
Presunto à Ministério da Agricultura;
Frutas, queijos, doces, bolos e vinhos.
Au dessert o barão de Suassuna, em eloquente discurso brindou, brindou o Dr. Herculano Bandeira, que também falou, agradecendo e retribuindo o brinde.
Às 13:30h terminou o almoço, sendo servido outras mesas às demais pessoas.
Quarenta minutos depois, feito o necessário repouso, os convidados ocuparam trinta carros de passeio e seguiram para a escola agrícola, a fim de assistir a instalação.
Esse estabelecimento, situado em terrenos da propriedade Cassupim, a 2 km da cidade, achava-se todo engalanado de bandeiras e folhagens.
Precisamente à 15 horas efetuou-se a bênção do prédio, sendo oficiante o Revmo. Padre Pedrosa, digno vigário da Escada. Ao terminar o ato este sacerdote pronunciou eloquente oração.
Depois realizou-se a sessão solene de inauguração, com a presença do que a sociedade tem de mais seleto.
Dr. Herculano Bandeira, que ocupava a cadeira da presidência, ladeado pelos senhores barão de Suassuna e Dr. Paulo do Amorim Salgado, abriu a sessão, fazendo ligeira alocução alusiva à solenidade.
Seguiu-se com a palavra o orador oficial, Dr. Antônio Epaminondas de Barros, que num substancioso discurso, prendeu a atenção do auditório pelo espaço de 30 minutos.
Ainda se fizeram ouvir os drs. Samuel Hardmann e Inácio Barreto, sendo ambos bastante aplaudidos.
Terminada a sessão foi oferecido champanhe, trocando-se os seguintes brindes: do Dr. Sérgio Higino ao governador do Estado de demais Autoridades; do Dr. Macedo França à Sociedade Auxiliadora da Agricultura e a União dos Sindicatos e Sindicato de Jaboatão, ali representados; do Dr. Fábio de Barros à imprensa; do Diário de Pernambuco, agradecendo a saudação; do Dr. Zeferino Pontual à magistratura na pessoa do Dr. Antônio Guimarães e deste, agradecendo.
Por fim falou o Dr. Inácio de Barros erguendo o brinde de honra ao ministro da agricultura.
Às 16:30h os convivas retiraram-se tomando assento nos carros em demanda da estação.
Ali, feitas as despedidas, dirigiram-se para o Recife no trem que chegou à estação de Cinco Pontas às 18:40h da noite.
O número de alunos matriculados na Escola Agrícola Elementar Barão de Suassuna já se eleva a onze.
São os seguintes: Manoel Antônio de Lima, Sebastião da Silva Burgos, Martiniano da Silva Burgos, João Batista Correia, Eugênio Ciccro Ferreira, Tranquilino Ferreira Guimarães, João Tavares da Silva, Antônio Gonçalves Lins, Manoel da Silva, João Leôncio da Silva e Luiz Ferreira de Alcântara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário