quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

17 - História de uma Abolicionista Desconhecida.


Dionísia Inácia Maria da Conceição nasceu no dia 9 de junho de 1838 na freguesia da Escada. Ela era escrava do senhor Antônio Marques Madeira e, pelos bons serviços prestados, obteve carta de liberdade do mesmo.
Foi trabalhar na casa do engenheiro C. C. Carlini na vila da Escada, onde permaneceu por quase 20 anos, sendo muito respeitada e considerada por seu caráter sério e por sua honradez.
Com o parco salário que recebia de seu patrão foi, pouco a pouco, libertando seus descendentes.
Em 1866, deu início ao seu louvável empreendimento, libertando sua neta Joana de quatro anos de idade. Depois libertou sua filha Inácia de 40 anos, mãe de Joana, sua neta liberta. Depois libertou outra neta filha da mesma Inácia.
Para uma mulher de sua condição que não tinha outro rendimento além do pequeno salário que recebia como criada, tal procedimento merecia todo o louvor e, por sua grande solidariedade, ela era merecedora de reconhecimento.
Como criada sempre foi um modelo de profissional. Era muito respeitada e estimada pelos familiares da família do engenheiro.
Dionísia Inácia faleceu no dia 24 de junho de 1890 e seu desaparecimento foi lamentado por todos aqueles que conheceram sua história de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário