terça-feira, 8 de dezembro de 2015

25 - Barões da Freguesia - Florismundo Marques Lins, Segundo Barão de Utinga.


2º BARÃO DE UTINGA
Florismundo Marques Lins nasceu no dia 9 de abril de 1838 na freguesia da Escada. Era filho de Henrique Marques Lins e de Antônia Francisca Veloso da Silveira, barões e viscondes de Utinga. Vinha de uma família de 14 irmãos. Cordolina Marques Lins (casada com Francisco Mamede de Almeida), Henrique Marques Lins, Belmiro da Silveira Lins “Barão de Escada” (casado com Maria de Souza), Benemérita Marques Lins, Pânfila Marques Lina (casada com Antônio Marques de Holanda Cavalcanti), Rogaciano Marques Lins, Macionilo da Silveira Lins (casado com Carolina de Caldas Lins), Teudelina da Silveira Lins, Teudelina da Silveira Lins (2ª) (casada com Francisco Caldas Lins, barão de Araçagy), Florismundo Marques Lins (falecido pequeno), Antônia Marques Lins (casada com Dr. Ambrósio Machado da Cunha Cavalcanti) e Henriqueta da Silveira Lins (casada com Manoel Cavalcanti de Albuquerque).
Florismundo Lins, exerceu os seguintes cargos públicos: juiz do primeiro distrito da freguesia em 1876; suplente de juiz de paz em 1882; foi sócio do Clube da Lavoura de Pernambuco e da Sociedade Auxiliadora da Agricultura de Pernambuco; delegado da o 1º distrito do termo em 1885; coronel comandante superior da guarda comarca da Escada. Foi o segundo barão de Utinga, título concedido por decreto imperial do dia 14 de março de 1860.
Casou-se com sua prima Teudelina de Barros Lins, filha de Francisco Caldas Lins e Teudelina da Silveira Lins, com quem teve dois filhos: Dr. Francisco de Barros Lins (faleceu jovem) e Dr. Marcionilo de Barros Lins (casado com Maria Nina Lina). Casou, em segundas núpcias, com Ana Wanderley e não deixou descendência. 
O barão de Utinga faleceu no dia 28 de agosto de 1895. A baronesa Ana Wanderley Lins, em 3 de maio de 1912.


Nenhum comentário:

Postar um comentário