quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

20 - Barões da Freguesia - Francisco Antônio de Barros e Silva, Barão de Pirangy.


      Francisco Antônio de Barros e Silva, o barão
Francisco Antônio de Barros e Silva nasceu na província de Pernambuco. Era agricultor e foi proprietário e residia no engenho Firmeza na freguesia da Escada. Teve notável influência conservadora na província.
O Coronel Barros foi um membro da guarda nacional muito atuante. Em l883, foi eleito ajudante do 1º batalhão da guarda nacional do Bonito e em 1845 foi nomeado tenente coronel desse batalhão. Em 1848 participou comandando as forças legais na pacificação do sal da província com sede no Bonito.
Em 1851 foi nomeado coronel comandante superior da guarda nacional do referido  município, e nessa qualidade assumiu o comando em chefe das forças em operação no centro da província. Foi presidente das câmaras municipais de Bonito e de Escada, juiz de paz, suplente do juiz municipal, e algumas vezes, delegado de polícia.
Em 4 de setembro de 1855 foi nomeado comendador da ordem de Cristo e em 7 de maio de 1860, comendador da ordem da Rosa, em atenção aos relevantes serviços prestados ao Estado.
Finalmente, em 29 de outubro de 1873, o governo imperial o distinguiu com o título de Barão de Pirangy.
Francisco Antônio de Barros e Silva foi casado com Ana Veloso da Silveira.
Ele faleceu no dia 8 de novembro de 1887 na cidade de Garanhuns onde se encontrava em tratamento de saúde. Seu corpo foi transladado num trem especial de Garanhuns para Escada onde foi sepultado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário