segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

24 - Barões da Freguesia - Francisco de Caldas Lins, Barão de Araçagy e Visconde do Rio Formoso.


VISCONDE DO RIO FORMOSO
Francisco de Caldas Lins nasceu no dia 10 de novembro de 1828 na cidade de Rio Formoso. Era filho do segundo casamento do senhor do engenho de Tracunhaém, capitão da guarda nacional, Luiz José Lins Caldas com Maria Leopoldina Rocha Lins, filha do visconde de Utinga. Era irmão por parte de pai de Tomás José Lins Caldas, vereador do Recife e senhor do engenho Dois Irmãos em Recife e do tenente coronel Antônio Lins Caldas.
Dedicando-se às letras e feitos os estudos de humanidades matriculou-se na Academia Jurídica de Olinda em 1849, formando-se em 26 de outubro de 1853. Em Rio Formoso ele residia no engenho Siqueira, quando foi nomeado primeiro suplente do juiz municipal pelo presidente da província. Pouco depois foi nomeado juiz municipal do termo de Escada e logo removido para Rio Formoso, onde exerceu sempre o cargo na ausência do juiz efetivo, conselheiro Francisco Xavier Paes Barreto. Era proprietário de engenhos na freguesia do Una e de Nossa Senhora da Escada.
Com o início da guerra do Paraguai, Francisco de Caldas Lins arregimentou pelotões de voluntários da pátria para lutar na guerra. Por esse feito foi agraciado com o título de barão de Araçagy pelo imperador Pedro II, pelo por decreto imperial em 9 de novembro de 1867. O decreto imperial do dia 23 de fevereiro de 1889 lhe conferiu o título de visconde do Rio Formoso.
Atuou como deputado geral por Pernambuco em duas legislaturas (1872 e 1886), tendo sido um dos nove deputados que votaram contra a proposta de lei de 8 de maio de 1888 que extinguiria com a escravidão no Brasil.
No dia 24 de abril de 1854, na capela do engenho Matapiruma do município de Escada, desposou a senhora Teudelina Marques Lins, nascida no dia 1º de agosto de 1834, filha de Henrique Marques Lins e da senhora Antônia da Silveira Lins, viscondes de Utinga.
Desse consórcio nasceram cinco filhos: Antônia Lins Correia de Oliveira, casada com o Dr. Alfredo Correia de Oliveira; Maria Nina Lins, casada com o Dr. Marcionilo de Barros Lins e Teudelina Lins de Almeida, casada com o Dr. Paulo Martins de Almeida.
Francisco de Caldas Lins faleceu no dia 28 de novembro de 1897 e Teudelina Marques Lins, em 6 de outubro de 1903.



Nenhum comentário:

Postar um comentário